Metodologia

Para participar do curso o aluno deve-se inscrever de forma online através do formulário disponibilizado na página https://precalculojoinville.paginas.ufsc.br/. A página contém todas as informações necessárias para o desenvolvimento do curso.  O curso estará administrado pelo sistema moodle(https://grupos.moodle.ufsc.br/). Serão informados da forma de se cadastrar e conseguir acompanhar as atividades. Por enquanto, usaremos esta página onde aparecem os conteúdos e link do material a usar e vídeos que poderão assistir em forma assíncrona. Terão direito a certificado aqueles que realizem a prova final independentemente do resultado e participem de pelomenos 75% das aulas presenciais.

O conteúdo programático será trabalhado ao longo do curso através de aulas em formato presencial nas instalações da UFSC  (ver cronograma). No cronograma está fixo o horário das aulas, somente para controle interno do curso.  Está previsto o uso de material multimídia. É importante  resolver a lista de exercícios  no material postado. Para este curso é recomendável que o aluno tenha concluído, no mínimo o ensino médio, podendo haver já ingressado ao sistema de educação superior. Está prevista  uma avaliação inicial para identificar o nível de conhecimentos dos participantes de tal forma que viabilizem um melhor planejamento das atividades e uma avaliação final, cujos  resultados permitiram estabelecer  as devidas conclusões e melhorar o planejamento de cursos futuros. Os discentes receberão certificados de participação no curso de acordo ao número de horas de aulas onde participou e apresentação de avaliação final. Para alunos da UFSC, os certificados servem para abonar horas em atividades complementares no seu curso.

Resultados esperados:

  • Suprir deficiências de conhecimentos necessários para um melhor desempenho acadêmico.
  • Diminuição do índice de reprovação nas disciplinas associadas à área de matemática e consequentemente uma menor evasão nos semestres iniciais na educação superior.
  • Maior motivação na prossecução dos estudos.